Que tipo de autocuidado você fez por você nessa semana?
- Léia Salazar
- 28 de jun. de 2021
- 2 min de leitura

Acorda, se arruma, engole o café, o trânsito congestionado - primeiro estresse do dia, trabalho, hora do almoço, mal mastiga a comida. Hora de voltar para a casa, cabeça cheia, trânsito de novo... Ufa!
No meio de tanta correria do dia a dia e tantas metas para alcançar, não é raro acabarmos por nos esquecer de cuidar de quem mais importa: nós mesmos! Afinal, se não estamos bem, muito dificilmente daremos conta da rotina e da manutenção saudável das nossas relações. Já pensou no quanto você se doa, se desgasta, se pressiona, se cobra para atender o mundo e os outros e acaba por não separar um tempo para fazer algo realmente prazeroso? Algo que contribua na sua qualidade de vida?
Quando falo sobre cuidar de si mesmo não me refiro a coisas caras, inacessíveis ou difíceis de serem feitas. Já ouviu uma música e sentiu uma sensação boa? Caminhou em um parque e sentiu o vento te abraçar? Então, isso também é autocuidado. Tudo que é feito por vontade, querer, que faz bem é um ato de amor para si mesmo.

Pesquisas apontam que fazer caminhada, entrar em contato com a natureza, são bons aliados na prevenção e no tratamento de quadros de depressão e ansiedade. A meditação também é uma boa aliada para acalmar o organismo, centrar-se. Ouvir uma música que gosta, dançar, escrever, desenhar, ver um filme, ler um livro ou simplesmente ficar em silêncio por alguns instantes.
No consultório, não é raro me deparar com pessoas espantadas ao ouvirem a pergunta “e do que você gosta”? A falta de contato consigo, reflexão da vida automatizada e que nem a consciência do que se gosta algumas pessoas têm. Trabalhamos nessa descoberta, nesse achado incrível de se achar e se conhecer e se autocuidar.
“Ah, não tenho tempo pra nada”! Te convido a pensar no investimento de tempo para fazer algo por você, pela sua qualidade de vida. Sair da tela é importante! Você é importante! Perceba que falamos sobre coisas palpáveis, gratuitas, algumas em que não é preciso nem sair de casa!
E aí, com quais autocuidados você já se presenteou nessa semana?



Comentários